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SEO - OTIMIZAÇÃO PARA MOTORES DE BUSCA

Auditoria de SEO

Auditoria de SEO

Saiba como fazer uma Auditoria de SEO em seu site utilizando as ferramentas de análise grátis Screaming Frog e Lighthouse.

O serviço de Auditoria SEO é realizado por um profissional especializado em SEO que avalia seu site.

Mas você não precisa ser um especialista para realizar auditorias automatizadas de SEO em seu site, blog ou e-commerce.

A seguir vou te ensinar os passos de uma auditoria de SEO, mas antes preciso te fazer uma pergunta.

O que é uma Auditoria de SEO?

Auditoria de SEO é um serviço de vistoria de otimização para mecanismos de pesquisas da web.

Ou seja, em outras palavras, Auditoria de Otimização para Mecanismos de Busca é o exame que encontra erros no site e sugeri melhorias através de relatórios técnicos.

Se você já sabia o que é Auditoria de SEO, meus parabéns, se não sabia o que era, agora sabe, então vamos ao que interessa.

Mas antes você precisa saber que uma auditoria de otimização para mecanismos de busca é dividida em duas partes:

  • Auditoria de SEO Técnica;
  • Auditoria de SEO Estratégica.

A seguir vou te explicar um pouco sobre cada uma dessas auditorias para que você entenda a diferença.

Auditoria de SEO Técnica

A Auditoria de SEO Técnica é uma análise técnica, que tem como objetivo encontrar erros relacionados a parte técnica de um site.

Essa auditoria é realizada através de ferramentas automatizadas específicas para auditorias de SEO On Page e SEO Off Page.

A realização de auditorias de SEO Técnica, pode ser realizada por qualquer pessoa, não é necessário ser um especialista, desde que utilize as ferramentas de auditorias Screaming Frog (Spider SEO) e Lighthouse Google.

São muitos os fatores técnicos analisados por essas ferramentas de auditoria.

Segue abaixo uma lista com os principais fatores analisados nas auditorias técnicas de SEO automatizadas.

  • Hospedagem;
  • Estrutura;
  • Desenvolvimento;
  • Redirecionamentos;
  • Páginas de erro;
  • Experiência do usuário;
  • JavaScript;
  • Conteúdo;
  • Tags de cabeçalho;
  • Links.

Auditoria de SEO Estratégica

Aqui na em nossa agência de SEO, a aplicação de estratégias é a parte mais importante para realização de um bom trabalho de SEO.

Por esse motivo é extremamente importante analisar as estratégias de SEO que estão sendo aplicadas no site.

Mas ao contrário da Auditoria de SEO Técnica, que pode ser realizada por ferramentas de auditorias de SEO automatizas.

A Auditoria de SEO Estratégica é realizada de forma manual.

Portanto, é necessário experiência e muita habilidade em SEO para execução desse tipo de análise estratégica.

Por isso aqui na Agencia SEO Ranking, as análises de SEO são realizadas por mim mesmo.

Caso você ainda não me conheça, eu me chamo Lindemberg, tenho 44 anos e sou especialista em SEO.

Continuando, você sabia que as análises de SEO estratégicas são extremamente importantes para potencializar o serviço de SEO que foi realizado em seu site?

Vai me dizer que você também não sabia, que de nada adianta fazer uma Auditoria Técnica de SEO, se não realizar também uma Auditoria de Estratégica de SEO.

Lembre-se, uma boa Auditoria de SEO, se embasa em técnicas e estratégicas, portanto, é óbvio, que ambas auditorias sejam realizadas em conjunto.

Resumindo, os sites que não são submetidos a auditorias de SEO técnicas e estratégicas tem menores chances de obter bons rankings no Google, quando comparados aos sites que são submetidos a auditados por um profissional de SEO.

O objetivo aqui e te ensinar a fazer uma auditoria técnica de SEO, porém após a realização dessa auditoria, recomendamos que você procure um especialista de sua preferência para executar uma auditoria estratégica em seu site, blog ou e-commerce.

Informe de Auditoria de SEO

Após realização da Auditoria de SEO, o proprietário do site será notificado por e-mail.

Então, receberá um relatório técnico em PDF com todas as informações detalhadas sobre os erros de SEO encontrados na auditoria que foi realizada em seu site.

Ainda assim, após a data de recebimento do relatório, o proprietário do site terá 90 dias de retorno para solicitar uma nova vistoria de SEO sem custo adicional.

Ou seja, a finalidade do retorno, é dar um prazo ao proprietário do site para que ele possa fazer a correção dos erros e solicitar uma nova auditoria sem custo.

Por isso, trabalhamos com o prazo estendido de 90 dias corrido para retorno sem custo adicional.

Mas, caso as correções de SEO para fins de melhorias no site não sejam executadas no prazo estabelecido de 90 dias, será necessário arcar com os custos de uma nova auditoria.

Ao optar em realizar uma Auditoria de SEO Grátis, seguindo o passo a passo abaixo, você visualizará o relatoria na tela de cada uma da ferramentas.

Dúvidas sobre Auditorias de SEO

O que é analisado em uma Auditoria de SEO?

A primeira vista, analisamos, hospedagem, estrutura, desenvolvimento, redirecionamentos, páginas de erro, experiência do usuário, JavaScript, conteúdo, palavras-chave, tags de cabeçalho, concorrência e links.

A princípio, é isso que é analisado para saber se tudo está de acordo com o objetivo desejado e não possui erros ou deficiências que podem interferir no rastreamento, indexação e classificação do site nos resultados de pesquisas da web.

Qual o prazo para Agência SEO Ranking realizar uma Auditoria de SEO completa?

O prazo para realização de uma auditoria para mecanismos de busca é de 1 à 3 dias úteis.

É preciso contratar uma consultoria de SEO após realização da Auditoria?

Sim, recomendamos que faça isso, pois os serviços de auditorias tem como objetivo encontrar erros de SEO, e não corrigi-los.

Ou seja, é preciso contratar os serviços de consultoria de SEO para que um especialista faça as correções dos erros que foram encontrados na análise de SEO de seu site.

Além disso, um especialista em SEO, irá ajudá-lo na elaboração de outras estratégias eficientes com base nas análises coletadas.

Qual o preço de uma Auditoria de SEO?

R$0,00, esse é o preço de um Auditoria de SEO ao contratar nossos serviços de Consultoria SEO.

Agora que você já sabe o quão importante são as auditorias de SEO, eu vou te ensinar como fazer uma auditoria padrão gratuitamente para você analisar seu site.

Auditoria de SEO Grátis

Para fazer uma Auditoria de SEO Grátis, o primeiro passo é pesquisar no Google pela URL para verificar se o site ou e-commerce já está indexado, conforme exemplo de auditoria SEO mostrado abaixo.

Para se fazer isso é muito fácil.

Acesse o Google Chrome em seu computador;

E digite site: mais o nome de seu site ou e-commerce e mande pesquisar, nesse exemplo usamos o site de nossa agência de SEO;

Se o seu site ou e-commerce já estiver sendo rastreado pelos algoritmos do Google.

Será exibido como resultado de sua pesquisa, todas as páginas de seu site ou e-commerce que estão indexadas no Google, conforme exemplo;

Se não aparecer nenhuma página de seu site ou e-commerce, significa que o Google não está rastreando suas páginas, portanto, seu site ou e-commerce não está no Google;

Dicas importantes sobre Auditoria de SEO

Em primeiro lugar, não se preocupe caso o Google não tenha exibido nenhuma página relacionada ao seu site ou e-commerce, continue com o foco na auditoria para encontrar mais erros de SEO.

Pegue uma caneta e papel e vá anotando todos os erros que você encontrar ao longo dessa auditoria, isso é parte importante de uma auditoria de SEO.

Se preferir anote no computador ou em seu celular.

Portanto, não esqueça de corrigir posteriormente todos os erros encontrados.

Em um outro post que postarei em breve, eu ensinarei como enviar suas URLS ao Google utilizando o console de pesquisa.

Resumindo, sempre que você atualizar as páginas de seu site ou e-commerce, é necessário enviá-las novamente ao Google, através do console de pesquisa.

Principalmente após submeter seu site ou e-commerce a uma auditoria SEO.

Esse foi o primeiro passo de como fazer uma auditoria de otimização para mecanismos de pesquisas em seu site ou e-commerce.

O objetivo dessa primeira auditoria é descobrir se seu site ou e-commerce está sendo rastreado ou não pelos robôs do Google.

Auditoria de SEO com Screaming Frog SEO Spider

O segundo passo, é realizar a auditoria utilizando o Screaming Frog SEO Spider, pois ele lhe mostrará os erros por URLS, isso facilitá bastante a identificação de erros em geral por URLS.

Somente após verificar se está tudo correto no Screaming Frog SEO Spider, inicie a auditoria no Lighthouse.

O Screaming Frog SEO Spider é uma ferramenta para realização de auditorias de SEO em sites e e-commerces, porém seu uso de forma gratuita se limita a 500 páginas.

Portanto, se seu site ou e-commerce tem menos de 500 páginas, essa ferramenta vai te ajudar muito em suas auditorias, pois você poderá fazer quantas auditorias desejar sem se preocupar com quantidade.

O Screaming Frog SEO Spider é um software que realiza auditorias diretamente em seu computador, então você vai precisar baixá-lo e instalá-lo.

Como baixar em instalar o Screaming Frog SEO Spider

Agora clique em Download now e aguarde baixar o Screaming Frog SEO Spider;

Aguarde baixar e clique 1 vezes sobre o ScreamingFrogSE…exe para instalá-lo;

Clique me Install e aguarde a instalação;

Clique em Close e pronto, o Screaming Frog SEO Spider está instalado.

Na próxima atualização desse post, irei explicar passo a passo como fazer a auditoria utilizando o Screaming Frog SEO Spider.

Auditorias de SEO na extensão Lighthouse para o Google Chrome

O terceiro passo dessa auditoria é submeter o site ou e-commerce a uma auditoria de SEO técnica automatizada na extensão Lighthouse para Google Chrome.

Para executar esse tipo de auditoria é necessário instalar a extensão no navegador Google Chrome de seu computador.

Mas antes, vamos saber um pouco sobre o sobre a ferramenta de auditoras de SEO Lighthouse.

Em 05 de fevereiro de 2018, Google anuncia que adicionou a extensão de auditorias de SEO Lighthouse no navegador Google Chrome.

A extensão Lighthouse é uma ferramenta (software) de SEO de código aberto (gratuito), que realiza auditorias automatizadas para aprimorar ao desempenho de páginas da web.

A ferramenta analisa o desempenho, acessibilidade, compatibilidade com Progressive Web Apps e muitos mais.

Além de ajudar os desenvolvedores e especialista em SEO a descobrir problemas muitas vezes imperceptíveis.

Auditoria de SEO Online

Os recursos de auditoria de SEO do Lighthouse oferece aos webmasters e desenvolvedores web, soluções para fazer verificações básicas e avançadas de SEO em páginas da web para identificar problemas e melhorias.

O Lighthouse é uma extensão específica para Google crome, a partir da versão 52, portanto não funciona em outros navegadores.

Mas por se tratar de uma extensão gratuita que funciona localmente no navegador, e possível realizar auditorias de SEO sem limitações em qualquer página da web, seja uma página pública ou até mesmo uma página que exija autenticação.

A lista atual de critérios de auditoria de SEO do Lighthouse não é uma lista exata, portanto, ela não oferece garantias de posicionamento para as pesquisas orgânicas do Google.

Mas a lista atual de auditorias foi projetada para oferecer orientações detalhadas para desenvolvedores web e profissionais de SEO de todos os níveis, ou seja, ajuda muito.

Como instalar a extensão Lighthouse para fazer auditorias no Chrome

Clique sobre o botão Usar no Chrome;

Em seguida, clique em Adicionar extensão;

A extensão Lighthouse foi adicionada ao Chrome, clique no x para fechar a mensagem ou aguarde até que ela se feche automaticamente.

Como usar o Lighthouse para fazer auditorias

Adicione a URL da página que deseja fazer a auditoria;

Clique no ícone do Lighthouse;

Agora clique sobre o botão Generate report para iniciar a auditoria;

E clique em português para traduzir a página e aguarde;

Pronto, auditoria realizada com sucesso.

Resolvendo problemas encontrados nas auditorias

Nesse exemplo foi utilizado um post do blog da Agência SEO Ranking.

No critério atuação a pontuação atingiu 97, e não 100, isso significa que é necessário melhorar o critério de atuação para atingir a pontuação 100;

Ao descer a barra de rolagem do navegado é possível identificar os problemas, cada problema é sinalizado com um ícone vermelho e descritos letras vermelhas, procure corrigi-los;

Então, para corrigir cada um dos problemas, clique sobre a seta cinza que aparecerá todas as informações relacionadas ao problema e as sugestões detalhadas de como corrigir cada um dos problemas.

Repita o mesmos procedimentos citados acima, ou seja, faça da mesma forma que fez anteriormente, para correção dos demais problemas.

Mas, caso não tenha conhecimento e habilidade suficiente em SEO para correção dos erros.

Então, recomendo que procure uma agência de SEO especializada em auditoria de SEO de sua preferência para fazer as correções necessárias.

Resumindo, as ações de correções que serão realizadas posteriormente, impactam significativo no posicionamento de seu site nos mecanismos de pesquisa do Google, portanto é importante corrigi-las.

Os desenvolvedores do Lighthouse esperam adicionar mais orientações detalhadas a cada atualização, mas essas adições tornaram o Lighthouse ainda melhor do que já é.

Olha eu aqui mais uma vez!

Eu, Lindemberg, especialista em SEO e fundador da agência SEO Ranking, postarei em breve mais conteúdo sobre auditoria de SEO neste post.

Espero ter ajudado vocês até esse momento com esse guia sobre auditoria de otimização para mecanismos de busca.

Não esquece tem mais novidade aqui em brave.

Atenciosamente: Lindemberg.

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